Projetos
Ativos
Canal PET
O canal no YouTube do PET, desde a sua criação em 2012, disponibiliza gratuitamente aulas online como material de apoio para os estudantes de Engenharia Mecânica para diminuir a evasão e democratizar o acesso ao conhecimento. Todo o material do nosso canal é produzido pelos próprios petianos e trata-se de conteúdo relativo às disciplinas ofertadas na graduação em Engenharia Mecânica da Ufes e tutoriais sobre softwares úteis no decorrer do curso.
Monitorias
O grupo PET Engenharia Mecânica sempre esteve presente ajudando os alunos de graduação por meio de monitorias de diversas disciplinas. A monitoria é uma atividade que auxilia o processo de aprendizagem e objetiva colaborar para um melhor aproveitamento das disciplinas por parte dos alunos, despertando o interesse dos mesmos. Contudo, para conseguir nos organizar e atender a uma demanda real, pedidos de monitorias podem ser feitos ao colegiado ou aos próprios petianos, o qual encaminhará tal demanda ao PET.
PETCAST
Criado em 2021, o PETcast busca levar para a comunidade externa assuntos abordados no curso de Engenharia, de forma a instruir alunos e externos, por meio de bate-papos com convidados, sobre assuntos da Engenharia, tecnologia, áreas de estudo, projetos, iniciativas, pesquisas, entre outros. O PETCAST objetiva também, auxiliar alunos na decisão de qual curso superior fazer mostrando como é o curso de Engenharia Mecânica da UFES.
Divulgação Pet
As redes sociais, principalmente no período de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, se tornaram o principal meio de comunicação entre o PET Engenharia Mecânica e os estudantes da Ufes. Por isso, com a demanda de artes do PET para divulgação nas redes sociais e organização em eventos, se tornou imprescindível a criação de um projeto com enfoque no melhoramento dessa área. Este projeto busca produzir designs gráficos e/ou artes digitais com o intuito de compartilhar informações informações de maneira visual e interativa sobre os trabalhos desenvolvidos pelo PET para divulgar essas produções em redes sociais e eventos utilizando ferramentas virtuais para a produção do conteúdo.
Automação
Os projetos de automação estão presentes desde o início da caminhada do PET Engenharia Mecânica, sendo alguns dos projetos mais expressívos, o Portas abertas de 2017 que promove a segurança da nossa sala até hoje. Atualmente, todos os projetos de automação estão agrupados em um unico projeto chamado “Projetos de automação” que visam desenvolver e aplicar conhecimento em automação. Entre eles, está a continuação do desenvolvimento de um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado). Hoje, o grupo deseja se aprimorar na interação do Arduino com outros softwares e desenvolver protótipos eletromecânicos com o auxílio do Arduino, impressora 3D, Raspberry Pi, etc.
ImpressorA 3D
A impressora 3D é uma ferramenta que imprime objetos utilizando a técnica de manufatura aditiva. A modelagem dos objetos é realizada através de softwares de desenho 3D e posteriormente são enviados para a impressora. Dentre os tipos de impressoras, as mais populares são as que utilizam filamento fundido (FDM) como a adquirida pelo PET Mecânica. O uso da impressora 3D é necessário para o desenvolvimento de algumas atividades, bem como o bom conhecimento de seu funcionamento e sua manutenção. Neste projeto também está inclusa a parte de modelagem 3D da peça a ser impressa.
Histórico de projetos
A geração de energia é uma das áreas de atuação do engenheiro mecânico. Por isso, o PET Mecânica iniciou em 2019 a pesquisa por meio da construção de um biodigestor anaeróbico do qual será gerado gás para combustão e, consequentemente, energia. Devido demanda de métodos alternativos e “limpos” para a indústria e sociedade em relação aos combustíveis usados no dia a dia, a biodigestão nos dá como oportunidade estudar processos anaeróbios a fim de gerar biogás e também biofertilizante através de matéria orgânica.
O objetivo deste projeto era a construção de um sistema de digestão anaeróbica através de um biorreator adaptado para produção de biogás. Em 2021 um segundo protótipo foi construído, porém os petianos tiveram muitos problemas com o vedamento do biodigestor, travando o prosseguimento do projeto.
A Semana de Atualização e Treinamento em Engenharia nasceu da ideia de condensar todo o trabalho anual do grupo, nas três frentes de atuação, em uma semana de capacitação repleta de minicursos e outras atividades formativas que buscam a formação completa dos futuros engenheiros. Dada a deficiência de oferta de atividades extracurriculares que ampliem o conhecimento dos estudantes por meio de minicursos, eventos culturais e outros, busca-se sanar essa necessidade com este projeto. As apostilas criadas pelo PET que são utilizadas nos minicursos estão disponíveis para download na aba de cada curso. À cada edição da Semana de Atualização e Treinamento em Engenharia (SATE), o cronograma é reformulado, garantindo o caráter atual de cada edição.
A primeira edição da SATE ocorreu em fevereiro de 2019 e contou com as seguintes atividades:
- Minicursos: Arduino, Matlab, Excel, Ansys, Photoshop e Linguagem Julia.
- Roda de Conversa: Tecnologia em materiais e fabricação, Tecnologia em fluidos e térmica, Inteligência artificial e Mercado de Trabalho
- Visita Técnica: Arcelor Mittal (Lingotamento contínuo e Laminação de tiras a quente).
O Machine Learning é um ramo da inteligência artificial baseado na ideia de que um sistema pode aprender com dados, por meio da identificação de padrões e de uma tomada de decisão com a mínima intervenção humana. Para isso, é comum utilizar um modelo de redes neurais que simula o funcionamento de um sistema nervoso humano.
Na engenharia, a Aprendizagem de Máquina está começando a ser difundida em certas áreas, como na manutenção ou no processo fabril. No PET, essa ferramenta era usada no desenvolvimento de uma pesquisa na área de manutenção preditiva, possibilitando a automação na análise dos dados históricos referentes a esse ramo.
Em 2020, o projeto Machine Learnig teve início, com a atuação de um petiano ativo, ainda em seu período de trainee durante o processo seletivo, e um egresso aplicaram os conceitos de machine learning em uma pesquisa sobre a estimativa de vida útil para motores aeronauticos comerciais. Esse estudo foi finalizado com a publicação de um artigo em uma revista científica nacional que pode ser lido aqui.
Com o grande alcance da área dentro do PET, o Machine Learning passou também a integrar a SATE com um minicurso para inserir ainda mais estudantes nesse meio.
O jornal PET é uma ferramenta para trazer informações e conteúdos relevantes sobre o que é importante para os alunos da engenharia mecânica. Traz matérias sobre softwares, dica para facilitar a vida na graduação, além de matérias sobre projetos do PET Mecânica e dos projetos de pesquisa, ensino e extensão que estão envolvidos no curso.
Através de publicações periódicas, o Jornal PET visa introduzir à comunidade acadêmica uma apresentação e discussão sobre temas direta ou indiretamente relacionados a área de atuação de um engenheiro mecânico, a fim de, entre outras coisas, estimular o interesse na engenharia mecânica ou em uma de suas subáreas.
Na última edição apresentamos um pouco sobre os laboratórios da Engenharia Mecânica. Venha conhecer mais sobre essa e outras tecnologias.
Anexo(s):
Em 2016 o PET Engenharia Mecânica da UFES recebeu o encaminhamento da CT Júnior (UFES) acerca de um projeto que consiste no estudo, para futura fabricação, de uma cadeira de rodas canina. A necessidade se deu em virtude de uma cadela que perdeu as patas dianteiras após o nascimento, devido a um erro materno de confundi-las com a placenta e o cordão umbilical no momento do parto. No PET, foi formada uma equipe para se responsabilizar pelos estudos e coleta de dados, a qual decidiu desenhar em um software um modelo de pata, tido como melhor opção, e imprimi-lo em impressora 3D, tendo este projeto recebido o nome de “Projeto Manu” em homenagem à cadela em questão. A finalidade é acoplá-lo a um rodízio giratório e, posteriormente, a uma cinta para fixação na cadela.
Criado inicialmente em 2016, o projeto de Programação para Crianças iniciou como um projeto de cunho social no qual visa o ensino de programação a alunos do ensino fundamental de escolas públicas, baseado em um trabalho de uma fundação estadunidense, com representação brasileira, que disponibiliza um ambiente lúdico e interativo, via Internet, de iniciação à programação de computadores.
Até 2019 buscamos trabalhar em curtos períodos de tempo em oficinas com os alunos para despertar nestes o interesse em uma área que se coloca cada vez mais como promissora. Ocorreu no dia 16/05/2016 o primeiro dia do projeto, havendo uma parceria com a Escola da prefeitura da Ufes. Os alunos em questão foram do 6º ano do ensino fundamental, no qual desenvolveram habilidades no jogo de programação do site da fundação estatunidense citado acima: code.org. Tivemos um feedback muito bom, no quesito aproveitamento das habilidades que o jogo pode oferecer. Nesse sentido, esperamos que seja uma tradição do PET em firmar parcerias com as escolas públicas de Vitória para que o projeto prossiga pelo menos uma vez por semestre.
Link do site que seguiu de inspiração para o projeto: https://code.org
A imagem acima mostra a tela do jogo utilizada para tal atividade. Neste jogo, contamos com conceitos lógicos de programação em blocos, tais como estruturas de repetição e loop.
No ano de 2019, passou-se a utilizar a linguagem de programação PYTHON, conhecida por muitos como sendo a liguação com maior facilidade de aprendizagem, por ser bastante lógica.
No segundo período de 2019 os membros do projeto voltaram a trabalhar com a escola de ensino fundamental da Ufes com estudantes do 9º ano, tendo visitas quinzenais com termino no fim de novembro do mesmo ano.
Com o objetivo de auxiliar os alunos da graduação na etapa de matrícula, o aluno do curso de Engenharia Mecânica da Ufes e Petiano, Lorenzo Trevizani, trouxe como proposta uma versão de uma planilha de relação de matérias baseada no atual currículo do curso. Levando em conta a complexidade do sistema de pré-requisitos para cursar as disciplinas, este modelo foi criado com uma interface amigável ao usuário.
Esta planilha, portanto, pode ser utilizada como uma ferramenta de consulta rápida para verificar quais disciplinas você poderá cursar. Lembre-se de requerer todas as disciplinas que tenha interesse na primeira etapa de matrícula, sem pendências na biblioteca. Assim, caso deseje desistir de alguma disciplina, o processo é possível na etapa de cancelamento subsequente. Para preenchê-la, apenas digite ou selecione a opção “ok” para as matérias já concluídas.
O projeto Tutoriais de Julia surgiu de um minicurso na SATE 2019, onde essa linguagem era utilizada para resolução de equações diferenciais. A partir de então, um site foi criado com o conteúdo das oficinas da linguagem Julia.
Julia é uma linguagem de programação funcional que veio para resolver um dilema muito problemático na engenharia: tempo de processamento x funcionalidade. Além de ser open-source, rápida, dinâmica e altamente recomendada para trabalhos acadêmicos, julia é muito fácil de usar.
Infelizmente há muito pouco conteúdo disponível na internet para aprender essa linguagem, por isso, agora o nosso site possui um link que direciona para um ambiente onde os nossos tutoriais de linguagem julia serão armazenados, para que você possa consultar e aprender a utilizar esse recurso de maneira prática.
Você pode consultar os códigos utilizados durante os tutoriais aqui.
Devido ao fato da maior parte dos bolsistas já dominarem um idioma e/ou estarem matriculados em cursos de idiomas estrangeiros, os alunos, por iniciativa própria, resolveram criar grupos de conversação e tradução na língua francesa e inglesa.
O objetivo é auxiliá-los nas leituras técnicas das atividades de ensino, extensão e pesquisa, e na participação em convênios/intercâmbios com instituições estrangeiras. Além disso, o grupo tem como objetivo agregar conhecimentos específicos de Engenharia Mecânica, reforçando o contato dos acadêmicos com assuntos menos abordados durante a graduação.
Inicialmente o grupo praticava as línguas inglêsa e francesa, porém, em 2015 o grupo passou a focar apenas na lingua inglêsa praticando a conversação, a leitura e a tradução. Com o crescimento do projeto, o grupo de estudo de lingua estrangeira passou, em 2017, a se chamar PET Talks, mas continuou com o objetivo de estimular a prática do inglês (principalmente conversação) entre os alunos da engenharia mecânica, CT3, mas também é voltado para toda a comunidade da universidade e comunidade externa.
As reuniões ocorrem majoritariamente de 15 em 15 dias em datas previamente definidas. Os temas abordados passaram a ser os mais diversos assuntos cotidianos como “O uso racional do dinheiro”, “O formato de ensino universitário no mundo atual”, “Como balancear a vida profissional e a pessoal”, etc. As reuniões têm duração de 1h, onde nos 10 a 15 minutos iniciais é apresentado o vídeo (que contém legenda em inglês) e nos 45 minutos posteriores é feita a conversa, conduzida pelo membro responsável pelo PETalks. As únicas restrições são falar somente em inglês e não corrigir pronúncia nem vocabulário de nenhum participante. O local de realização das reuniões é a própria sala do PET, podendo ser também no auditório do CT3 dependendo do número de participantes ou caso a sala do PET esteja ocupada no horário.
PETalks realizado no dia 26 de maio de 2017
O PET, solicitado por um professor da Matemática, auxiliou no desenvolvimento desta bicicleta de rodas quadradas com o objetivo de evidenciar a presença da matemática em nosso cotidiano, neste caso, com a utilização das catenárias, curvas sob as quais a bicicleta é capaz de andar.
A bike foi exposta pela primeira vez durante a Mostra de Profissões ocorrida na UFES, nos dias 25 e 26 de outubro de 2016 e, desde então, ela virou atração nas Mostras de profissões até hoje.
Foram desenvolvidos diversos projetos de pesquisa ao longo dos 10 anos de PET, listamos alguns deles:
Avaliação da Integridade Estrutural de Dutos com Defeitos – link.
Carro Solar – link.
Desenvolvimento de Algoritmos para Navegação de Robôs – link.
Aerodesign – link.
Automodelo – link.
Avaliação da Integridade Estrutural de Dutos, Estruturas e Equipamentos – link.
Projeto Água – link.
Elementos Finitos – link.
Tribômetro – link.
Energia Limpa – link.
Portas Abertas – link.
Pesquisa de Desenvolvimento de Órteses Ativas de Mão – link.
- Relatório sobre Montagem de Circuito de uma Bobina de Tesla de Estado Sólido de Alta Frequência – link.
- Pesquisa sobre o Atlas Eólico do Espírito Santo – link.
- Relatório sobre montagem de Rádio Controle utilizando Arduíno – link
- Outros Projetos de Ensino e Extensão podem ser encontrados nesse link.