Ativos

Canal PET

O canal no YouTube do PET, desde a sua criação em 2012, disponibiliza gratuitamente aulas online como material de apoio para os estudantes de Engenharia Mecânica para diminuir a evasão e democratizar o acesso ao conhecimento. Todo o material do nosso canal é produzido pelos próprios petianos e trata-se de conteúdo relativo às disciplinas ofertadas na graduação em Engenharia Mecânica da Ufes e tutoriais sobre softwares úteis no decorrer do curso.

Monitorias

O grupo PET Engenharia Mecânica sempre esteve presente ajudando os alunos de graduação por meio de monitorias de diversas disciplinas. A monitoria é uma atividade que auxilia o processo de aprendizagem e objetiva colaborar para um melhor aproveitamento das disciplinas por parte dos alunos, despertando o interesse dos mesmos. Contudo, para conseguir nos organizar e atender a uma demanda real, pedidos de monitorias podem ser feitos ao colegiado ou aos próprios petianos, o qual encaminhará tal demanda ao PET.

PETCAST

Criado em 2021, o PETcast busca levar para a comunidade externa assuntos abordados no curso de Engenharia, de forma a instruir alunos e externos, por meio de bate-papos com convidados, sobre assuntos da Engenharia, tecnologia, áreas de estudo, projetos, iniciativas, pesquisas, entre outros. O PETCAST objetiva também, auxiliar alunos na decisão de qual curso superior fazer mostrando como é o curso de Engenharia Mecânica da UFES.

Divulgação Pet

As redes sociais, principalmente no período de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, se tornaram o principal meio de comunicação entre o PET Engenharia Mecânica e os estudantes da Ufes. Por isso, com a demanda de artes do PET para divulgação nas redes sociais e organização em eventos, se tornou imprescindível a criação de um projeto com enfoque no melhoramento dessa área. Este projeto busca produzir designs gráficos e/ou artes digitais com o intuito de compartilhar informações informações de maneira visual e interativa sobre os trabalhos desenvolvidos pelo PET para divulgar essas produções em redes sociais e eventos utilizando ferramentas virtuais para a produção do conteúdo.

Automação

Os projetos de automação estão presentes desde o início da caminhada do PET Engenharia Mecânica, sendo alguns dos projetos mais expressívos, o Portas abertas de 2017 que promove a segurança da nossa sala até hoje. Atualmente, todos os projetos de automação estão agrupados em um unico projeto chamado “Projetos de automação” que visam desenvolver e aplicar conhecimento em automação. Entre eles, está a continuação do desenvolvimento de um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado). Hoje, o grupo deseja se aprimorar na interação do Arduino com outros softwares e desenvolver protótipos eletromecânicos com o auxílio do Arduino, impressora 3D, Raspberry Pi, etc.

ImpressorA 3D

A impressora 3D é uma ferramenta que imprime objetos utilizando a técnica de manufatura aditiva. A modelagem dos objetos é realizada através de softwares de desenho 3D e posteriormente são enviados para a impressora. Dentre os tipos de impressoras, as mais populares são as que utilizam filamento fundido (FDM) como a adquirida pelo PET Mecânica. O uso da impressora 3D é necessário para o desenvolvimento de algumas atividades, bem como o bom conhecimento de seu funcionamento e sua manutenção. Neste projeto também está inclusa a parte de modelagem 3D da peça a ser impressa.

Histórico de projetos